Agende sua consulta ou fale conosco!

O efeito da Covid-19 no homem

Inúmeros estudos estão em andamento para melhor compreensão desses mecanismos e para elucidar o real impacto da covid-19 na fertilidade masculina. Saiba mais sobre o assunto na matéria a seguir.

Além de afetar o sistema respiratório, estudos recente revelam que homens que sofrem de casos moderados e graves da Covid-19 podem apresentar alteração na fertilidade. Foram evidenciadas alterações em diversos parâmetros do espermograma, como diminuição do volume do esperma, além de piora na concentração, da motilidade e da morfologia dos espermatozoides. De acordo com o médico urologista Dr. Dimas Melão, acredita-se que isso ocorra devido a presença de receptores da Enzima conversora da Angiotensina 2 (ACE2) na superfície das células de Sertoli, produtora de espermatozóides, e das células de Leydig , responsáveis pela produção de testosterona, nos testículos.

"Esse receptores ACE2 são os mesmos presentes nos pulmões e rins e que permitem a entrada do coronavírus nas células, levando, assim, a alterações funcionais e a lesões teciduais secundárias ao processo inflamatório", explicou ele.