(92) 3231-1532 (92) 3348-5890 (92) 98241-0030

Tratamento Minimamente Invasivo para o Cálculo Renal

Os cálculos urinários acometem cerca de 15% da população e esse número tem aumentado a cada ano. Eles podem ser assintomáticos, mas quando apresentam sintomas o mais comum é a dor intensa em cólica, de início abrupto, localizada na região lombar e que pode irradiar para o flanco e para o genital. A crise renal frequentemente é acompanhada de vômitos e muita ansiedade.

Muitas são as opções para o tratamento do cálculo renal, mas hoje em dia a cirurgia aberta foi ubstituída por tratamentos endoscópicos minimamente invasivos. Nesses procedimentos, chamados ureterorrenolitotripsia, realizados pela uretra (o "canal do xixi"), conseguimos alcançar com modernos aparelhos, o ureter e o rim, eliminando os cálculos com a ajuda do laser. Isso torna a cirurgia sem cortes, com recuperação rápida e afastamento mínimo do trabalho.

Em cálculos muito grandes ou casos não resolvidos com a ureterorrenolitotripsia, pode-se realizar o procedimento através da punção direta do rim. A cirurgia é chamada nefrolitotripsia percutânea e pode ser realizada com o auxílio do laser ou de um aparelho chamado nefrolitotritor ultrassônico, que fragmenta o cálculo e aspira seus fragmentos, tornando o procedimento mais rápido e menos traumático para o rim.

Dessa forma, é importante ter conhecimento sobre os avanços da tecnologia no meio urológico e buscar profissionais com boa formação e treinamento adequado para realizar esses procedimentos. Hoje, em Manaus, temos disponível toda essa tecnologia de ponta para a pronta resolução de qualquer caso de cálculo renal ou ureteral.