(92) 3231-1532 (92) 3348-5890 (92) 98241-0030

Infecção Urinária

É a infecção bacteriana mais comum no ser humano sendo apenas ultrapassada pela gripe de origem viral. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite, sendo a mais frequente a Escherichia coli. As infecções urinárias são mais frequentes na mulher e no homem na terceira idade.

A urina, que é produzida nos rins, é estéril e a infecção urinária ocorre quando bactérias se multiplicam ao redor da uretra (colonização) para, logo após, ascenderem e penetrar na bexiga (via ascendente). Elas podem se manter na bexiga ou continuar a subir até o rim.

Alguns fatores facilitam a ocorrência da infecção urinária, como, por exemplo, aumento do volume prostático, estenose de uretra, doenças neurológicas, cálculos urinários, diabetes, etc.

Os sintomas apresentados dependem do órgão afetado. A cistite se manifesta pelo aumento da frequência urinária, dor para urinar, urina de odor fétido, urgência miccional e dor em baixo ventre, enquanto na pielonefrite ocorre dor lombar, febre, calafrios e queda do estado geral.

O diagnóstico é feito através do quadro clínico e da coleta de exame de urina. Em casos selecionados se faz necessária a investigação do aparelho urinário como um todo para identificar algum fator predisponente.

O tratamento consiste em medidas gerais, como alta ingestão de líquidos e cuidados de higiene, e na administração do antibiótico adequado.